Biografia

Biografia

Euvaldo Jorge Miranda de Oliveira é baiano de Amargosa. Nasceu em 16 de janeiro de 1953, filho de Aristides Carmello de Oliveira e Dorothy Miranda de Oliveira. É casado e tem cinco filhos. Em 2011, recebeu o Título de Cidadão Soteropolitano concedido pela Câmara Municipal de Salvador. Em outubro de 2012, foi eleito para seu primeiro mandato como vereador de Salvador para a 17ª legislatura (2013-2016).
Cursou a escola primária no Educandário de Nazaré, o ginasial no Centro Integrado Luís Viana Filho e o 2º grau no Colégio Estadual Teixeira de Freitas. Sua primeira formação foi em Contabilidade e, em 2010, se formou em Direito.
A complementação da vida acadêmica foi feita com a participação em cursos de especialização e seminários nas áreas de Previdência Social, Legislação Tributária, Legislação Trabalhista, Administração de Pessoal, Direito do Trabalho, Administração e Materiais, Qualidade Total – Gerenciamento, Integração e Recuperação de Áreas Urbanas Degradadas e Gestão de Qualidade além do Curso de Administração em Materiais administrado por MCB em São Paulo.
Euvaldo Jorge iniciou cedo a sua trajetória profissional. Seu primeiro emprego, aos 15 anos, foi nos Correios como entregador de telegramas, telegrafista, morsista, depois assistente administrativo no Centro Industrial de Aratu (CIA), chefe do Setor de Pessoal do CIA, gerente de Material do CIA, coordenador do Setor de Transportes do CIA.
Foi administrador do Museu do Recôncavo – Wanderlei de Pinho; diretor administrativo do CIA; assessor das secretarias de Justiça e Direitos Humanos da Bahia e de Recursos Hídricos. Assessor do Ministério do Bem Estar Social; Assessor Parlamentar da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia; presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal), entre 1993 e 1996. Novamente Assessor Parlamentar da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia e, posteriormente, Assessor Parlamentar da Câmara dos Deputados em Brasília.
Presidiu mais uma vez a Desal, entre 2005 e abril de 2012, acumulando com a presidência da Fundação Cidade Mãe e como titular da Secretaria Municipal de Transportes e Infraestrutura (Setin). Foi também Presidente do Conselho de Administração da Companhia de Transportes do Salvador – CTS, Presidente do Conselho Fiscal da Empresa de Limpeza Urbana do Salvador e membro do Conselho de Administração da Desal.

Em janeiro de 2013, Euvaldo Jorge assumiu o seu primeiro mandato eletivo na Câmara de Vereadores de Salvador. Foi conduzido à liderança do Partido Progressista (PP). Na Câmara, foi presidente da Comissão de Transportes, Trânsito e Serviços Municipais.

Deixa o PP e ingressou no PPS, em 11 de março de 2016. Assumiu a cadeira deixada pelo vereador licenciado Joceval Rodrigues.

Deixe uma resposta